sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Perigo dos Agrotóxicos
Os agrotóxicos podem ser divididos em inseticidas e herbicidas. Os inseticidas formam 3 grandes grupos, os organoclorados, os organofosforados e carbamatos e as piretrinas. Os herbicidas têm como grupos mais importantes Paraquat, clorofenoxois e dinitrofenóis.
Os organoclorados são os que mais persistem no meio ambiente, chegando a permanecer por até 30 anos. São absorvidos por via oral, respiratória e dérmica, e atingem o sistema nervoso central e periférico. Provocando câncer e por isso foram banidos de vários países.
Os organofosforados e carbamatos são inseticidas mais utilizados atualmente a também são absorvidos pelas vias oral, respiratória e dérmica. Seus efeitos são alteração do funcionamento dos músculos cérebro e glândulas.
As piretrinas são inseticidas naturais ou artificiais. São instáveis à luz e por isso não se prestam à agricultura.
São usados em ambientes domésticos na forma de spray, espirais ou em tabletes que se dissolvem ao aquecimento. São substâncias alergizantes e desencadeiam crises de asma e bronquites em crianças.
O herbicida Paraquat oferece grande risco. É um herbicida que mata todos os tipos de plantas. A substância determina lesões de Rim e se concentra nos Pulmões, causando fibrose irreversível.
Fonte:http://www.coladaweb.com/biologia/alimentos/agrotoxicos-o-veneno-nosso-de-cada-dia
Perigos da Maquiagem
A data de validade estampada no rótulo do cosmético indica que já passou da hora de jogá-lo no lixo. Ou por nem sequer notar que o prazo já se foi ou por puro descaso mesmo diz a si mesma, diante do espelho, que aquela sombra custou os olhos da cara, que a cor do batom vencido é linda e que ainda resta quase metade daquela base.
Uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha com 2,5 mil britânicas acima de 16 anos constatou que nove entre dez mulheres usam maquiagem fora da validade. E nesse ponto os especialistas daqui acham que as brasileiras não são nada diferentes das inglesas.
O (mau) costume é arriscado. O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos, alerta a dermatologista Dóris Hexsel, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É por isso que todas as fórmulas contêm substâncias conservantes, justifica o farmacêutico e especialista em tecnologia de cosméticos Emiro Khury, da Associação Brasileira de Cosmetologia.
Mas a quantidade desses ingredientes só garante a integridade do produto até um certo limite de tempo. Ou seja, depois disso o caminho está livre para os microorganismos fazerem a festa no batom, no rímel, na base. O resultado são alergias e infecções, como o sapinho e a conjuntivite. Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido pode ser ainda mais grave.
Fonte:http://saude.abril.com.br/edicoes/0289/corpo/conteudo_250527.shtml
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Perigo dos Conservantes de Alimentos
Azorrubina:corante púrpura-avermelhado usado em bebidas de framboesa e confeitaria: produz as mesmas reações acima.
Corante vermelho usado em produtos à base de morango, balas, pudins e bolos: produz as mesmas reações acima. Azul patenteado:corante azul-violeta usado em confeitaria: produz hiperatividade infantil, crises de asma, reações alérgicas similares à da aspirina e outras intolerâncias.Indigotina:corante azul usado em molhos e confeitaria: produz as mesmas reações acima.Castanho HT)corante presente em muitos alimentos processados: produz as mesmas reações acima.
Ácido benzóico:conservante sintético para produtos à base de frutas, picles, peixe marinado e molhos para saladas: produz hiperatividade, crises de asma e outras reações alérgicas. Sugeriu-se que favorece a entrada de vermes no organismo, prejudicando especialmente o timo, órgão que produz as células de defesa do organismo.Benzoato de sódio:(benzoato de potássio),(benzoato de cálcio) conservantes similares ao anterior: produzem as mesmas reações acima.
Nitrito de potássio), (nitrito de sódio), (nitrato de sódio), (nitrato de potássio) - conservantes usados em alguns queijos e em carnes cozidas em geral, presunto, linguiça, salsicha, etc.: causam hiperatividade e outras reações alérgicas, sendo especialmente prejudiciais aos bebês. Sugeriu-se que se transformem em nitrosaminas, substâncias cancerígenas.Galato de propila:(galato de octila), (galato de dodecila) - antioxidantes adicionados a gorduras e óleos encontrados em alimentos fritos: produzem hiperatividade infantil, crises de asma, reações similares às da aspirina e são especialmente prejudiciais para os bebês.
Butil-hidroxianisol:(butil hidroxitolueno)antioxidantes usados em margarinas e outras gorduras, assim como frituras: produzem hiperatividade infantil, crises de asma e outras reações alérgicas, sendo especialmente prejudiciais para os bebês.
Fonte:
http://curapelanatureza.blogspot.com/2009/10/aditivos-alimentares-onde-mora-o-perigo.html
Perigos dos produtos de Limpeza
Amônia :Um veneno que pode irritar os olhos, pele e sistema respiratório.
É extremamente tóxico quando inalado em vapores concentrados. Pode causar queimaduras químicas, cataratas, dano na córnea e possivelmente, câncer de pele. Se misturarmos um produto que contem amônia ao cloro, forma-se um gás tóxico. Encontrado em diversos produtos de limpeza e beleza.
Cloro / hipoclorito de sódio: Altamente cáustico e pode queimar os olhos e a pele. Se misturado com um produto que contenha amoníaco, forma-se um gás tóxico. Encontrado em quase todos os produtos de limpeza.
Formaldeído: Um carcinogênico humano e irritante respiratório, pode irritar ou queimar gravemente a pele, olhos, nariz, boca, e os pulmões. A exposição pode levar alergias, asma, e até mesmo edema pulmonar. Encontrado em produtos de limpeza e beleza.
Fragrância :Pode causar uma série de problemas, incluindo alergias, olhos lacrimejantes, dores de cabeça, irritação da pele, problemas pulmonares, e neurotoxicidade. Encontrado em inúmeros produtos de limpeza e beleza.
Solventes orgânicos: Não se deixem enganar pela palavra orgânico, neste contexto significa "base de carbono." Muitos solventes são neurotóxicos. Encontrado em alguns todos os produtos de limpeza, polidores metal, mobiliário e ceras.
Fosfatos: Podem causar alergias e irritar os olhos e a pele. No meio ambiente, os fosfatos podem levar a sério crescimento de algas nos cursos de água: proliferação de algas é perigoso para peixes, plantas aquáticas e qualidade da água. Encontrado em alguns detergentes de louça.
Ftalatos :Eles penetram no organismo através do contato com a pele, inalação e ingestão, têm sido associados à asma e sintomas alérgicos em crianças, defeitos de nascimento em crianças do sexo masculino, e redução de esperma no sexo masculino. Encontrado em quase todos os produtos de limpeza que contenha a palavra "perfume", limpadores de tapetes, detergentes de louça, sabão em pó, amaciante, desodorantes, produtos para bebe, entre milhares.
Hidróxido de sódio / Lye:Corrosivo provoca graves danos para os olhos, pele, mucosas, boca, garganta, esôfago e estômago. Encontrado em produtos de limpeza e beleza.
Tensoativos sintéticos : Usado em produtos em forma de espuma, eles podem liberar toxinas cancerígenas e causam problemas de infertilidade. Eles também demoram a ser decompor no meio ambiente. Encontrado em produtos de limpeza e beleza.
Fonte:http://nutrividaverde.blogspot.com/2008/07/o-perigo-dos-produtos-de-limpeza.html
Substâncias Químicas encontradas no cigarro
Acetaldeído –
Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue).
Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.
Alcatrão -
Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsénico - Componente altamente nocivo – veneno puro.
Benzopireno – Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão – faz com que o cigarro não se apague.
Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.
DDT - Agrotóxico.
Dietilnitrosamina - Causador de lesões hepáticas.Fenol – Ácido carbólico que corroi e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afecta também o nosso sistema nervoso central.
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioativo.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina - É um alcalóide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio activo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.
Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes – resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno - Hidrocarboneto Cancerígeno – Utilizado como aromatizante.
Polônio – Extremamente radioativo.
http://www.quimicalizando.com/curiosidades/as-substancias-quimicas-presentes-no-cigarro/